quinta-feira, 24 de abril de 2008

Videoblog: Aquário Municipal de Santos

Visitando o Aquário Municipal de Santos

O Aquário Municipal de Santos, o mais antigo do país, é o parque mais procurado da cidade e o segundo mais visitado do Estado, com cerca de 500 mil visitantes por ano, número só superado pelo Zoológico de São Paulo.

Inaugurado a 2 de julho de 1945, com a presença de Getúlio Vargas, então Presidente da República, o Aquário Municipal de Santos foi uma iniciativa do Prefeito Antonio Gomide Ribeiro dos Santos. Com 1.000 m2 de área e 50 tanques, foi o primeiro e maior aquário brasileiro, figurando como tal no Guiness Book de Records, em 1995.

Em 16 de agosto de 2004, o Aquário fechou para uma grande reforma e ampliação. Reabriu em 26 de Janeiro de 2006. Externamente, o antigo prédio foi remodelado, procurando se manter suas características arquitetônicas originais. Ele fica como porta de entrada do parque, tendo recebido uma cobertura e rampa de acesso para deficientes na entrada.
Alguns degraus formam uma pequena arquibancada, para atividades educacionais e ambientais. Uma nova bilheteria é interligada com a entrada
principal por uma passarela coberta. Na parte acima da laje foram criados novos espaços, onde foram construídos sanitários, inclusive um com acessibilidade, e uma área de segurança.

Dentro, o antigo auditório foi modernizado e ampliado, ganhando mais 15 m² e aumentando a sua capacidade para 56 pessoas. A antiga área circular do lobo marinho foi transformada em um grande tanque oceânico, o tanque das tartarugas foi duplicado e os três tanques de água doce foram unificados em um grande tanque amazônico.

Ao lado do antigo prédio foi construído um prédio anexo com dois pavimentos, aumentando a área construída de 1.098 m² para 3.223 m², sendo 2.214 m² abertos para visitação pública e o restante reservado para os serviços funcionais do parque. Duas passarelas fazem a ligação entre os dois edifícios, uma para o trânsito dos visitantes e a outra exclusiva para os funcionários.

No novo prédio, o pavimento superior foi reservado às atividades técnicas e de pesquisa desenvolvidas pela equipe de profissionais do parque. O pavimento térreo se divide em três setores, dois para visitação e um destinado a serviços funcionais do parque. Ali foram construídos um grande tanque para os pinguins, que passaram de 10 para cerca de 40 espécimes, um tanque de toque, um tanque de carpas e o maior recinto do aquário, destinado ao lobo-marinho. Um terceiro setor recebeu uma loja de souvenirs, um tanque de reabilitação e espaços funcionais.
Foto de Emilio Pechini
A iluminação foi ampliada com a instalação de refletores maiores. Nos tanques, as lâmpadas de vapor metálico facilitam a visualização.
Os dois prédios receberam nova comunicação visual, com painéis de identificação dos peixes.
Das 70 espécies e quase 700 animais que abrigava, o Aquário agora tem 150 espécies e cerca de 4 mil animais, desde pequenos invertebrados até mamíferos marinhos.

Um comentário:

  1. Muito legal o video sobre o aquario, pra quem esta longe como eu que estou em Portugal embora seja paraense, e Brasileiro em fim ter a oportunidade de visitar este tesouro do nosso Brasil em Santos e muito bom .
    Parabéns
    Valter Lima
    LISBOA

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.