quarta-feira, 23 de abril de 2008

Terremoto!



Muita gente sentiu tontura, queda de pressão, associou problemas de saúde com o evento que sacudiu parte da região Sul e Sudeste do Brasil. O epicentro do tremor, que atingiu 5,2 graus na escala Richter, foi a 270 km de São Vicente.

O tremor foi sentido principalmente por pessoas que estavam am andares mais altos nos prédios. Em Santos, entre 21h e 21h30 horas desta terça-feira (dia 22/4/2008), o Corpo de Bombeiros recebeu 300 ligações. A média para o período é de 30 a 50 telefonemas. O tremor durou cerca de 5 segundos.
Os bombeiros informaram que não houve a necessidade de enviar viaturas para verificar ocorrências, já que as pessoas apenas pediram informações sobre o caso.

Veja o texto do site da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/terremoto.htm)


Terremoto
O terremoto é um abalo violento do solo que dura de 1 a 2 minutos. O chão começa a tremer e provoca o desmoronamento de casas, os móveis caem e os vidros das janelas quebram. Em casos mais violentos os prédios desmoronam e pontes são destruídas.
Como ocorre o terremoto?
A terra é formada por camadas: a hidrosfera (de água), a atmosfera (de gases) e a litosfera (de rochas). A litosfera é a camada mais rígida da terra e divide-se em partes menores chamadas placas tectônicas. Essas placas tectônicas se movimentam lentamente, gerando um processo contínuo de esforço e deformação nas grandes massas da rocha. Quando esse esforço supera o limite de resistência da rocha, faz com que ela se rompa liberando parte da energia acumulada que é liberada sob forma de ondas elásticas, chamadas de ondas sísmicas. Essas ondas podem se espalhar em todas as direções, fazendo a terra vibrar intensamente, ocasionando os terremotos.

Escala Richter
A escala Richter é um sistema criado por dois americanos, a cerca de 70 anos para medir os movimentos sísmicos (ondas sísmicas) na Califórnia. Charles Richter, juntamente com seu colega Bueno Gutemberg desenvolveu o sistema que mede a potência de um tremor em um determinado lugar. A escala Richter é pontuada de um a nove. Cada grau corresponde a ondas dez vezes mais “fortes”, a uma potência 30 vezes superior. Assim, por exemplo, um terremoto de grau nove na escala Richter é 900 vezes mais potente que um tremor de grau sete.
- menos de 3,5 graus é apenas registrado pelos sismógrafos.
- entre 3,5 e 5,4 já pode produzir danos
- entre 5,5 e 6 provoca danos menores em edifícios bem construídos, mas pode causar maiores danos em outros.
- entre 6,1 e 6,9 na escala Richter pode ser devastador numa zona de 100 km.
- entre sete e 7,9 pode causar sérios danos numa grande superfície.
- acima de oito podem provocar grandes danos em regiões localizadas a várias centenas de quilômetros do epicentro.


Aqui o video de um telejornal ao vivo dos EUA, da Wave-TV onde um terremoto sacudiu os estúdios:


Aqui, outro terremoto ao vivo pela WFIE em Indiana nos EUA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.