quinta-feira, 24 de abril de 2008

Padres voadores

Parece coisa de filme de ficção o episódio envolvendo o padre voador de Paranaguá, que pretendia com balões coloridos enchidos com gás Hélio, percorrer o estado do Paraná, me fez lembrar do "Padre Voador" este histórico e inventor do aerostato.

O padre do Paraná, Adelir de Carli, de 42 partiu no Domingo à tarde.

Veja videos dos preparativos da viagem e outros feitos por populares que estavam no dia da saída:






PADRE QUE DESAPARECEU JÁ DENUNCIOU MAUS TRATOS COM MENDIGOS
Padre sumido fez denuncia .que a guarda municipal estava torturando mendigo.



NO SÉCULO 16, UM PADRE VOADOR DE SANTOS
Padre Bartolomeu de Gusmão - tela de Benedicto Calixto

Se em Santos você perguntar onde é a Avenida Bartolomeu de Gusmão, vão apontar a avenida que percorre as praias do Boqueirão, Embaré, Aparecida e Ponta da Praia. O nome é homenagem ao "Padre Voador" santista, o Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, ficou famoso por ter inventado o primeiro aeróstato operacional. Como tal, é uma das maiores figuras da história da aeronáutica mundial. Era inventor, tanto que em Salvador, construiu uma bomba elevatória para abastecer o colégio dos padres com a água do rio Paraguaçu.

Em 1708 passa a trabalhar no projeto de um aparelho "mais-leve-que-o-ar" com grande dedicação. Entrega então a D. João V a petição de privilégio sobre o seu "instrumento de andar pelo ar":

"Senhor. Diz o licenciado Bartolomeu Lourenço que ele tem descoberto um instrumento para andar pelo ar, da mesma sorte do que pela terra, e pelo mar, e com muito mais brevidade, fazendo-se muitas vezes duzentas e mais léguas por dia nos tais instrumentos.

Se poderão levar os avisos de mais importância aos exércitos, e às terras mais remotas, quase no mesmo tempo em que se resolverem, porque interessa a Vossa Majestade muito mais do que nenhum dos outros príncipes, pela maior distância dos seus domínios, evitando-se, dessa sorte, os desgovernos das conquistas que provêm, em grande parte, de chegar muito tarde as notícias delas.

Além do que poderá Vossa Majestade mandar vir o precioso delas, muito mais brevemente e mais segura poderão os homens de negócio passar letras, e cabedais e todas as praças sitiadas poderão ser socorridas, tanto de gente, como de munições, e víveres a todo tempo e tirarem-se delas todas as pessoas que quiserem. Sem que o inimigo o possa impedir, descobrir as regiões que ficarão mais vizinhas aos pólos do mundo."

A petição é aceita por Alvará, em 19 de Abril de 1709, juntamente com uma boa contribuição em dinheiro. Com isso, Gusmão passou a se dedicar inteiramente ao seu projeto.

Assim como o padre do Paraná, o padre santista em sua época foi muito ridicularizado. Porém o padre Bartolomeu de Gusmão em 1709, em Lisboa, fez a experiência com um balão, denominado Passarola, que subiu quatro metros. O fato não foi documentado suficientemente e os papéis que sobreviveram ao grande terremoto de Lisboa em 1755, dão a entender que Bartolomeu de Gusmão estaria a bordo de seu aeróstato no momento em que ele subiu, tornando-se portanto o primeiro homem do mundo a elevar-se aos ares por meio de um balão.

Mais informações sobre o padre santista voador na página de Novo Milênio: http://novomilenio.inf.br/santos/h0057a.htm

E na Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Bartolomeu_de_Gusm%C3%A3o

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.