quarta-feira, 19 de março de 2008

Ampliação: Mais Trilhos de bonde no centro de Santos

Trajeto novo e atual do sistema de bondes de Santos e percurso atual de trólebus
A ampliação do trajeto do bonde histórico e turístico de Santos foi retomada nesta semana. As obras pararam no ano passado e agora retomam. Veja acima o percurso atual, o novo percurso e o atual percurso de trólebus, que também poderá ser afetado pela ampliação do trajeto de bondes, pois ambos os sistemas usam a captação de energia elétrica por rede aérea, mas cada um tem um sistema diferente, atualmente incompatíveis. Abaixo, uma foto que mostra um trecho onde as obras pararam: acima da foto trilhos novos, e abaixo os do antigo sistema encerrado em 1971. Esses trilhos antigos não podem ser reaproveitados e serão retirados e substituídos por novos.]

ATUALIZAÇÃO DO POST: 17/05/2008
Houve uma pequena alteração do mapa acima, o bonde passará ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e pela Biblioteca Municipal, por isso o Bonde virá pela Pça Rui Barbosa, Vasconcelos Tavares e Amador Bueno e em seguida, à direita na Frei Gaspar, seguindo o trajeto descrito acima.

Praça Barão do Rio Branco - centro de Santos - foto de Emilio Pechini

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Santos publicou a seguinte nota:

A ampliação do trajeto do bonde turístico do Centro Histórico teve início segunda-feira (17) na Rua General Câmara, entre as ruas da Constituição e Brás Cubas. Além da implantação de trilhos e dormentes, a prefeitura está realizando a completa reurbanização da via, que inclui recuperação do sistema de drenagem, nivelamento e pavimentação da pista, reconstrução das calçadas, melhorias na iluminação e na sinalização viária. Ao mesmo tempo, a Comgás está instalando a rede de distribuição de gás natural.

Nesta terça-feira (18), o prefeito João Paulo Tavares Papa esteve no local, onde funcionários e máquinas da empresa vencedora da licitação pública, Termaq Terraplanagem, trabalhavam sob a supervisão da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. A parte da pista por onde o bonde vai passar estava sendo preparada para receber a rede permanente.

“A previsão é que aqui aconteça um processo de revitalização semelhante ao da Rua do Comércio, onde os imóveis, antes abandonados, voltaram a ser ocupados após a implantação da linha do bonde e as obras de reurbanização”, disse o prefeito.
O prefeito também conversou com comerciantes da área, e informou que problemas pontuais durante as obras serão resolvidos mediante contato com os engenheiros que supervisionam os trabalhos. Por estarem sendo realizados na região histórica da cidade, os serviços estão sendo acompanhados por um arqueólogo, conforme recomendação dos órgãos de preservação do patrimônio.

A empresária Lúcia Marques Cianelli, da loja Beluz, situada no número 261 da Rua General Câmara, acredita que o movimento será maior depois que o bonde começar a circular: “teremos mais gente passando por aqui, e com certeza muitos tomarão conhecimento da loja”.

Com a ampliação, a linha turística do bonde terá 5 km – 3,3 km a mais que a atual, e passará pelos principais pontos de atração turística e cultural do Centro, com paradas para embarque e desembarque. O percurso incluirá Fonte do Itororó, subida para o Monte Serrat, Castelinho do Corpo de Bombeiros, Sociedade Humanitária, Catedral, Teatro Coliseu, Outeiro de Santa Catarina, Pantheon dos Andradas e Monumento a Brás Cubas.

QUADRA A QUADRA
Agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) atuarão no direcionamento do trânsito durante cada etapa das obras, que serão realizadas quadra a quadra. Visando minimizar os transtornos, nos dias de semana os serviços serão realizados ao longo dos quarteirões, ficando os cruzamentos para os sábados, domingos e feriados.

As pistas serão niveladas, com o rebaixamento do greide, já que foram colocadas sucessivas camadas de asfalto sobre os antigos paralelepípedos, que serão reaproveitados. As calçadas ganharão pisos de concreto, rampas e marcações para a acessibilidade dos deficientes. O projeto inclui a ampliação da garagem dos bondes, com término previsto para sete meses.

Na próxima segunda-feira (24), as obras começam na Rua Vasconcelos Tavares, e o trânsito será desviado pela Frei Gaspar. Segundo o cronograma, as próximas intervenções serão nas ruas Amador Bueno, Augusto Severo, Praça Mauá, Frei Gaspar, Avenida São Francisco e Brás Cubas, perfazendo 1,6 km de rede permanente (trilhos). Em etapa anterior, foi instalado 1,7 km, perfazendo o total de 3,3 km do novo anel, que se integrará à linha atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.