quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Celulares tomam prefixo de Fixo em SP


Em São Paulo, telefones iniciados por 6 terão números alterados

Até outubro deste ano, todos os assinantes da telefonia fixa de São Paulo que têm telefones iniciados pelo dígito 6 passarão a ter como primeiro dígito do prefixo o número 2. A mudança tem início neste mês. Cerca de 2,5 milhões de telefones terão o prefixo alterado; na maioria dos casos a mudança será apenas no primeiro dígito - que passará de 6 para 2. Ao decidir pela medida, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) considerou a necessidade de atribuir novos prefixos para o serviço de telefonia móvel. São Paulo é o único estado brasileiro a utilizar o 6 como dígito inicial de códigos de acesso da telefonia fixa.

Há dois anos, a Anatel deixou de atribuir prefixos com início 6 para a telefonia fixa. "Estamos apontando para uma fase em que o 6, assim como o 7, o 8 e o 9, identificará a telefonia móvel em todo o País", diz o superintendente de Serviços Públicos da Agência, Gilberto Alves.

(do portal da Anatel)

Isso explica porque os prefixos do Vale do Ribeira, que têm o mesmo DDD que a Baixada Santista, deixaram de ter o prefixo 6... e foram alterados para 3, seguido do número 8. Em Santos todos os telefones fixos começam por 3 ou 2.

Abaixo, um texto retirado do site da Telefonica:

Por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os números telefônicos iniciados por “6” (seis) sofrerão alteração de prefixo a partir de janeiro de 2008. A pedido da Agência esses prefixos serão de utilização exclusiva das operadoras de telefonia móvel (Celular).

Perguntas Frequentes

1)Por que a Anatel está solicitando esta mudança?
De acordo com a Anatel, os prefixos iniciados por 6 passarão a atender as prestadoras de telefonia móvel, designando exclusivamente números de aparelhos celulares. Ainda sobre essa questão, você poderá entrar em contato com a Anatel através de seus canais de relacionamento com o público e solicitar mais informações.

2) A mudança acontecerá em todo o País?
A mudança ocorrerá somente em São Paulo. Não há, em outras áreas do país, número de telefones que comecem com 6.

3) Qual o total de clientes envolvidos na mudança? Quantos prefixos são, no total?
No total, são 456 prefixos, envolvendo dois milhões de clientes. Mas vale ressaltar que a mudança não irá acontecer de uma única vez. Será feita de forma gradual, por grupos de assinantes e região.

4) Quais são as regiões envolvidas?
Há uma parcela de assinantes em Guarulhos, na Grande São Paulo, e parte dos clientes nas Zonas Leste e Norte da Capital.

5) O que a Telefônica está fazendo para diminuir o impacto aos clientes que terão o número alterado?
A mudança irá acontecer de forma gradual, com início em janeiro de 2008 e término previsto apenas para o final de 2008. Todos os clientes envolvidos serão avisados, aproximadamente, com 90 e também com 10 dias de antecedência sobre a mudança e, receberão detalhes da alteração – data específica da migração e novo número de telefone. Além disso, durante o primeiro mês após a mudança, as chamadas feitas para o número antigo do cliente serão automaticamente encaminhadas ao destino. Depois, durante mais 90 dias, as ligações para o número antigo serão interceptadas por uma mensagem eletrônica, informando sobre a mudança. Para os clientes que permitem, o novo número do telefone também estará disponível no Guia de Assinantes 102. Outra medida importante é que, por 180 dias, o antigo número não poderá ser utilizado.

6) Mas 90 dias de antecedência não é pouco tempo para o cliente se planejar?
Esse prazo é determinado pela legislação. Para minimizar os impactos em seus clientes, a Telefônica enviará duas cartas informando sobre a alteração, com aproximadamente 90 e 10 dias de antecedência e após a mudança, por mais 120 dias, o Cliente terá as facilidades mencionadas no item 5: chamadas encaminhadas automaticamente e interceptadas. Mas desde já, se precisar de mais informações sobre a alteração, basta entrar em contato com nossa Central de Relacionamento 103 15. Além disso, no caso de clientes comerciais, eles podem pedir mais informações diretamente aos seus gerentes de negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.